Descobrir como criar uma marca não será uma tarefa difícil se você souber como trabalhar a sua imagem.
Por definição, sua imagem é uma percepção. Ela é a forma como o seu público enxerga sua marca. A opinião pública em geral, seus clientes, seus empregados e até mesmo a sua concorrência, todos percebem a sua marca de alguma maneira e têm algo a dizer sobre você.
O que as pessoas dizem sobre você pode ser tanto positivo quanto negativo, e isso será uma peça fundamental para determinar se a sua empresa irá alcançar o sucesso.
Portanto, para saber como criar uma marca é muito importante prestar atenção na forma como a sua empresa se comunica e no que ela está dizendo, até mesmo quando não está dizendo nada.
“Mas, calma! Não basta ter um bom produto e uma mensagem persuasiva?” Se você estava pensando isso, saiba que na era digital os componentes da fórmula de sucesso mudaram drasticamente.
Se você não souber como gerenciar a imagem da sua empresa, acabará perdendo sua credibilidade e não haverá produto ou slogan que te salvem.
Hoje, como criar uma marca para a sua empresa pode ser traduzido em como criar uma boa imagem online para a minha empresa. Vamos presumir que a sua empresa já tenha presença na web porque, sejamos sinceros, se você ainda não tem, sua empresa é inexistente aos olhos do público.
Marcar presença na web possibilita uma abordagem mais íntima e direta aos seus clientes, permitindo que você ganhe a simpatia e fidelidade deles através de qualquer mensagem que você exponha (promoções, ofertas, sorteios, imagens, vídeos e mensagens que você considere importante publicar).
Informação importante: Hoje em dia, a melhor forma de se aproximar dos seus clientes é tornar-se parte do universo mobile. Por quê? Estes são apenas alguns dos benefícios:
- A sua marca estará onde quer que os seus clientes estejam: seus consumidores carregam seus celulares para todos os lados portanto, ter o seu próprio app mobile significa que eles também levarão a sua marca para todos os lados.
- Fique disponível 24 horas por dia: se alguém quiser saber algo sobre você as 3h da manhã, basta essa pessoa abrir o app da sua empresa (sem nem sair da cama!) e verificar o que quiser. Ela pode até enviar mensagens ou deixar recomendações. É uma excelente forma de gerar clientes fiéis em pouco tempo!
- Será mais fácil encontrar sua empresa e saber o que você tem a oferecer: você pode personalizar o seu aplicativo como bem entender, por isso, pode incluir mapas interativos com a localização de todas as suas lojas, um catálogo com todos os seus produtos e promoções, seus próximos eventos e tudo aquilo que você considera relevante para a sua empresa.
- Chamará a atenção dos seus clientes: através das Notificações por Push você pode enviar uma oferta aos seus clientes no exato momento em que eles a buscavam, simplesmente enviando essa mensagem instantânea para as telas de seus celulares.
Se quiser saber mais benefícios do universo mobile, veja o nosso blog post Como criar um app com funcionalidades incríveis.
Já tem um app mas ainda não conseguiu aumentar suas vendas? Te aconselhamos a ler o nosso blog post sobre Como melhorar o engajamento dos usuários com o seu app móvel para descobrir tudo o que você pode fazer para captar a atenção dos seus clientes e deixá-los ainda mais interessados pela sua marca.
Mas, cuidado! Estar online é um requisito para sobreviver, mas as plataformas 3.0 são uma faca de dois gumes: se você utilizá-las corretamente, pode receber um retorno positivo dos seus clientes mas, se utilizá-las da maneira errada, não vai demorar muito para que os seus clientes passem a falar mal de você e acabem com a sua marca antes mesmo que ela comece.
Então, o que é a primeira coisa a saber sobre como criar uma marca na era digital?
1. Tenha uma presença online coerente com a sua mensagem e produto
Ser coerente com o que diz, como diz e onde diz é indispensável. Afinal, é isso que mostrará sua honestidade e te trará credibilidade. Isso irá determinar se os seus clientes possuem uma imagem positiva ou negativa sobre a sua marca.
E, sem dúvidas, uma imagem positiva se traduz em vendas.
Sim, estar na web é muito importante, mas você não deve fazer um Instagram se a parte visual não é o forte da sua empresa. Você só deve marcar presença nas plataforma que fazem sentido com o que sua marca diz e faz. Se você realiza promoções constantemente e tem muito a dizer, é melhor usar o Facebook ao invés do Twitter, por exemplo.
2. Tenha uma identidade visual forte e unificada
Lembra da frase: “A união faz a força”? Pois é, sempre tenha ela em mente quando estiver pensando em como criar uma marca utilizando suas redes sociais.
Um dos erros mais comuns no momento do planejamento sobre como criar uma marca é querer agir imediatamente, sem pensar onde e como você estará posicionando a sua empresa.
Suponha que você tem uma loja de roupas e quer mostrar as novas coleções da estação. Bom, neste caso, abrir uma conta no Facebook parece ser uma opção coerente. Porém, antes de criar la página de Facebook da sua empresa, tenha em mente algumas coisas:
1. Defina sua mensagem geral e qual a linguagem que você utilizará para falar com os seus usuários:
É essencial que você conheça o seu público alvo e converse com ele através de uma linguagem adequada (tom formal/informal), sendo honesto nas mensagens que você divulga e fiel a sua postura.
Por exemplo, se de manhã você faz um post dizendo que está oferecendo descontos de 50% em todos os seus vestidos e, pela tarde, faz outro post dizendo que todos os vestidos têm aquele preço normalmente (sem desconto), você acaba perdendo a credibilidade com os clientes e eles acabam tendo uma postura negativa em relação a sua empresa.
Tudo o que você comunica é extremamente importante para o relacionamento que você possui com os seus consumidores. Se você quer saber como criar uma marca brilhante e memorável, lembre-se sempre de que suas mensagens devem ser coerentes, assim como suas ações.
Outras boas práticas que podem ajudar a consolidar a imagem do seus negócio são:
- Envolver-se com sua comunidade
- Ser o mais autêntico e original possível
- Ser sempre honesto com o seu público
- Mostrar a qualidade do seu trabalho
- Espaçar suas mensagens, para que os seus seguidores possam assimilar seu conteúdo antes de receber os próximos
2. Lembre-se se você já possui uma página no Facebook (ou qualquer outra rede social) para a sua empresa (você não deve duplicar seus perfis na mesma plataforma!)
Talvez há muito tempo atrás você fez uma página para a sua empresa em alguma rede social (por inércia), mas no fim acabou abandonando-a porque nem havia planejado como utilizá-la no dia a dia.
E agora que você está mais determinado e saber qual caminho percorrer, você pensa: “Ahh, é melhor criar uma página nova e começar do zero.”
Pare aí mesmo! Por mais que a sua intenção seja boa, você não deve, por motivo algum, criar mais do que uma página na mesma plataforma em que você já está presente. Se a sua marca aparece mais de uma vez na mesma rede social, isso representa falta de seriedade e profissionalismo da sua empresa, sendo que também:
- Irá confundir seus seguidores: as pessoas não saberão qual página realmente ativa:
- Terá uma comunicação menos efetiva: quem curtir a página errada irá perder as ofertas e todas as outras mensagens que você postar;
- Pederá sua credibilidade: as pessoas terão uma imagem negativa da sua empresa.
3. Respeite sua imagem em todos os momentos de comunicação com os clientes
É essencial que você tenha uma estratégia de comunicação que ande de mãos dadas com a sua imagem, não só no momento em que você se expõe nas redes sociais, mas enquanto lida com os clientes pessoalmente.
Seja quando você responde a um comentário no Twitter, recebe um pedido via telefone, comenta a sugestão de um usuário do seu app ou atende um cliente na própria loja, você sempre deve respeitar a mesma linha de comunicação.
Claro que a mensagem não deve ser a mesma, já que você deve adaptá-la para a plataforma e o meio em que está se comunicando com o cliente. Mas, se você já consegue se diferenciar da concorrência por ter uma imagem atenciosa, terá sempre que incluir os atributos que criaram a sua reputação na sua comunicação. Neste caso, se você mostra-se sempre a disposição do cliente deve, por exemplo, sempre respondê-lo com rapidez, simpatia e disposição.
4. O aspecto visual da sua marca deve refletir sua identidade
Sua imagem visual também faz parte da sua comunicação e irá acompanhar tudo o que você escreve sobre seus produtos, serviços, eventos e qualquer outra mensagem que você transmitir.
Portanto, você deve selecionar imagens, cores e fontes que refletem a imagem que você deseja criar para o seu negócio.
Alguns aspectos visuais que você pode trabalhar são:
- O logotipo da marca
- A logomarca da sua empresa: ou seja, a parte icônica da marca (se houver)
- Suas embalagens e qualquer outro tipo de merchandising que você utiliza para a sua marca
- A decoração da sua loja
- As imagens e vídeos que você divulga nas redes sociais
Se suas palavras e imagens estão orientadas para a mesma mensagem, será muito mais fácil (e rápido) para inserí-las na memória do seu consumidor. Além disso, uma mensagem uniforme fará com que seus clientes tenham um panorama muito mais claro sobre quem é você, o que você oferece e como oferece.
5. Gere emoções
A diferença entre uma marca pouco conhecida e uma marca famosa é que uma marca famosa vende experiências e moções através de seus produtos. Quando um cliente se sente movido por alguma coisa, dificilmente irá esquecê-lo.
Além dos problemas e necessidades que o seu produto pode resolver, sua marca também deve se concentrar nos outros fatores envolvidos neste processo. Este valor agregado também é conhecido como o componente emocional do marketing e, quando bem utilizado, pode te ajudar a se diferenciar da concorrência.
Quando você consegue gerar sentimentos, sua marca está criando uma ligação mais valiosa com os clientes. Esta emoção positiva será associada à sua marca e aos seus produtos, de modo que os seus clientes darão mais valor financeiro por você.
Algumas iniciativas ajudam a alcançar esse relacionamento mais facilmente:
- Apoiar uma causa social
- Contar histórias: dê preferência aos conteúdos mais emotivos, sempre relacionando-os com os seus produtos e serviços
- Surpreender os clientes: Isso só é possível se você caprichar nos detalhes e oferecer uma atenção especial
- Utilize o sentimento de pertencimento: deixe seus clientes saberem que, ao adquirir seus produtos, eles se tornam parte de algo especial
Os outros fatores podem ser analisados aos poucos, enquanto você coloca em prática o seu plano e organiza seus processos.
É imprescindível respeitar estas premissas para se aprender como criar uma marca de sucesso. Não se esqueça: uma única página, uma única mensagem e uma só voz!
Se por algum motivo você cometeu o erro de, por exemplo, criar duas páginas de Facebook para a sua empresa e não sabe como fazer para corrigir este problema, não se preocupe! A maioria das redes sociais estão preparadas para corrigir alguma ação precipitada. No caso do Facebook, basta mesclar suas páginas e pronto!
Só assim é que você consegue fortalecer a imagem da sua marca. O relacionamento de confiança que você construir irá retornar em forma de comentários, likes, vendas e clientes fiéis. Por isso, jamais subestime o poder da sua imagem!
Author: Marina Cordeiro
Marina é formada em Marketing pela EACH-USP e iniciou sua carreira na equipe de Negócios Mobile da Editora Abril. É uma grande entusiasta do marketing de conteúdo e decidiu unir-se a Easy Easy Apps por conta da sua paixão pelo marketing digital e desejo de contribuir para a revolução mobile.