Quer lucrar com seu aplicativo? Então veja estas dicas.
Todos sabemos a história de cor: o sujeito cria um aplicativo. O tal aplicativo vira uma febre, com milhões de downloads. O sujeito se torna milionário. Lindo, não? Pena que não seja tão simples como parece ser.
Ganhar dinheiro com aplicativos é uma realidade, claro. Só não é obra do acaso, e sim fruto de criatividade, estratégia e planejamento.
Se você deseja se aventurar pelo mercado mobile e disputar um posto na lista dos mais ricos das revistas, crie seu app com a Easy Easy Apps e preste atenção a essas dicas de como você pode ganhar dinheiro com ele.
1 – Antes de mais nada, tenha uma boa ideia
Aliás, uma ótima ideia. Criatividade e originalidade são ferramentas poderosas, e se seu app contar com uma boa dose delas, terá um futuro promissor.
Em qualquer mercado, não apenas no digital, quem inaugura um novo nicho acaba se dando muito bem. Desenvolver um aplicativo igualzinho a outros que já existem por aí não vai ajudar.
Surpreenda com uma nova proposta, e arrebate usuários pelo efeito da novidade.
2 – Foco no conteúdo
Se seu app é interessante, há sempre uma boa chance das pessoas estarem dispostas a pagar por ele.
Por exemplo: se você manda bem na cozinha e tem dicas e receitas exclusivas para dar e vender, pode ser um caminho lucrativo. Ou se sabe informações valiosas sobre o mercado de ações, por que não criar um aplicativo sobre o assunto e cobrar por seus relatórios semanais?
Enfim, ofereça informação de qualidade, resolva uma dificuldade dos usuários, e eles irão pagar.
Mas não vá com muita sede ao pote: a regra aqui é cobrar pouco para vender muito. Analise com sensatez como vai precificar seu app, ok?
3 – Monetização paralela
Em muitos casos, a monetização não ocorre diretamente no aplicativo, mas como efeito paralelo de seu uso.
Apps que facilitam o agendamento de horários em salões de beleza, por exemplo, estão monetizando o negócio ao gerar mais reservas.
Se a existência de seu aplicativo facilitou de alguma forma o gerenciamento de sua empresa ou loja, ou atraiu mais clientes, ou simplesmente aumentou a exposição de sua marca, acredite: ele já está fazendo você ganhar dinheiro.
4 – Defina seu modelo de monetização
São vários hoje em dia: apps pagos, com compras dentro do app (in-app purchases), gratuitos com exposição de publicidade, com serviços de assinatura mensal, e ainda variações específicas de cada um desse modelos.
Cada tipo de app – e de conteúdo disponibilizado – combina melhor com um sistema. Faça suas contas, planeje e escolha qual estratégia se encaixa melhor em seus planos.
5 – Não é só pelo dinheiro
Muitas das histórias de sucesso de vendas de apps no mercado mobile aconteceram sem que seus idealizadores estivessem buscando engordar suas contas bancárias. Ou, pelo menos, não pensavam somente nisso.
Começar a criar seu aplicativo pensando apenas em números e cifrões pode ser arriscado.
Mantenha um olho nas vendas, e outro na experiência/satisfação proporcionada ao usuário, combinado?
Com essas dicas, e com o editor de aplicativos da Easy Easy Apps, você já pode criar um app bacana e tão bonito como os que possui em seu smartphone.
Inspire-se com esses apps de sucesso, e comece a ganhar dinheiro com aplicativos móveis.
Author: Vasco
Vasco Andrade e Silva é um empreendedor de base tecnológica. Co-fundou a sua primeira empresa de software enquanto concluía o MSc em Engenharia de Software em 2008. Em 2013 criou a Easy Easy Apps com o objetivo de democratizar o desenvolvimento de aplicações móveis – porque acredita que todos devem poder fazer parte da revolução mobile.