Criar um aplicativo móvel tornou-se uma tática de marketing essencial para toda e qualquer empresa que deseja interagir com a grande quantidade de potenciais clientes que têm smartphones. Infelizmente, com a variedade de telefones disponíveis e sua miríade de diferentes sistemas operacionais, criar um aplicativo que seja compatível apenas com um dispositivo deixa uma enorme porção da sua pretendida audiência no escuro. A solução: criar um app que seja, desde o início, projetado para funcionar em todas as plataformas. Isso aumentará a acessibilidade e convidará o máximo possível de usuários para participar do crescimento da sua empresa virtual.
Para que você tenha uma melhor compreensão sobre a selva que existe por aí, verifique abaixo a divisão do mercado de dispositivos:
Assim, o número um em venda de smartphone no mundo, o iPhone, tem menos da metade da fatia de mercado. E olha a Samsung, que parece estar invadindo o mercado com todo tipo de dispositivo, tem menos de um quarto dele.
Esta complexidade do escosistema mobile, não vem só da rivalidade entre fabricantes. O mesmo fabricante, possui diversos modelo no mercado, com diversas dimensões de tela e diversas resoluções o que faz com que o seu aplicativo se tenha que ajustar a um infindavel número de configurações. Veja só no exemplo abaixo, a quantidade de sessões registadas em um aplicativo para cada tipo de tela:
Assim, todos os aspetos de seu aplicativo (i.e. botões, formulários, texto, interações, etc.) tem de ser apresentavéis ao seus usuários quer eles estejam acessando desde um dispositivo com uma tela tão pequena como 240×320 ou de uma tela de 720×1280. Para ter melhor noção dessas dimensões, pense que é uma diferença entre os seguintes dispositivos:
Não só em termos de dispositivos, mas também no que se refere aos sistemas operacionais, o mercado de smartphone apresenta uma complexidade incomparável. A fatia de mercado de cada sistema, conforme divulgado pela comScore em julho de 2013 é:
Para tornar as coisas mais complicadas, o sistema operacional número um, o Android, lança constantemente novas versões para complementar a crescente tecnologia de novos dispositivos, o que vai tornando a compatibilidade do app uma questão séria. Nos últimos quatro anos, o Android tem atualizado seu sistema operacional umas impressionantes nove vezes, o que significa que 51,8% está, na verdade, dividido em nove diferentes fatias de uma perspectiva do programador. De “FroYo” a “Jelly Bean”, cada geração Android tem a sua própria idiossincrasia, e todos apresentam diferenças sutis de um dispositivo ao outro.
Devido a essa constante expansão de diversidade do mercado, Android vs Apple, Android vs Android – é essencial estar consciente sobre o valor de um app multiplataforma quando chega a hora de criar o seu próprio app. Para ter uma melhor noção dessa disparidade, repare na fragmentação do gráfico abaixo que diz respeito aos acessos registados por sistema operacional em um aplicativo móvel para iOS e Android:
Mas não se preocupe, você não terá que investir pesadamente em seu app para resolver toda esta complexidade técnica. Com a Easy Easy Apps você só precisa se concentrar em seu aplicativo e nós maximizamos a compatibilidade automaticamente. Basta decidir as funcionalidades que você quer para criar seu app e nós garantimos que o resto do mundo consiga usá-lo. Registre-se agora a teste você mesmo.
Author: Vasco
Vasco Andrade e Silva é um empreendedor de base tecnológica. Co-fundou a sua primeira empresa de software enquanto concluía o MSc em Engenharia de Software em 2008. Em 2013 criou a Easy Easy Apps com o objetivo de democratizar o desenvolvimento de aplicações móveis – porque acredita que todos devem poder fazer parte da revolução mobile.