A loja de aplicativos da Google Play registrou 10% mais downloads do que a App Store no segundo trimestre deste ano, segundo o relatório da App Annie Market Index. É a primeira vez que a empresa de Mountain View ultrapassa a sua rival, feito que se deve ao crescimento dos mercados emergentes, entre os quais se encontra o Brasil.
No ranking de downloads do Google Play, o país sul-americano subiu dois lugares entre Abril e Junho em relação aos primeiros três meses do ano. Ocupa agora a quinta posição, atrás de outros dois mercados em expansão: Rússia e Índia.
O crescimento do Google Play se deve, em grande parte, ao fato dos smartphones que têm o sistema operativo Android serem vendidos a um preço cada vez mais baixo na Índia, Rússia e Brasil. Já os iPhones continuam sendo comercializados a um preço superior ao da concorrência.
Outra explicação reside no fato de que o Google Play apresenta mais aplicativos gratuitos do que a App Store. No entanto, trata-se de uma faca de dois gumes: se por um lado aumenta o número de visitas da sua loja, o retorno financeiro é pouco expressivo. Na verdade, apesar de ter registrado menos downloads, a App Store gerou 2,3 vezes mais lucros do que a sua rival no segundo trimestre de 2013. É a prova de que os seguidores da marca da maçã continuam mais dispostos a pagar pelos aplicativos.
Diferenças à parte, prevê-se que ambas as lojas mantenham um crescimento constante nos próximos anos. Por isso, temos uma boa notícia para você: todos os aplicativos que você criar com o Easy Easy Apps serão compatíveis com os dois sistemas operacionais. Não perca tempo e crie de uma vez um aplicativo que ficará disponível nas vitrines das duas maiores lojas do mundo.
Author: Vasco
Vasco Andrade e Silva é um empreendedor de base tecnológica. Co-fundou a sua primeira empresa de software enquanto concluía o MSc em Engenharia de Software em 2008. Em 2013 criou a Easy Easy Apps com o objetivo de democratizar o desenvolvimento de aplicações móveis – porque acredita que todos devem poder fazer parte da revolução mobile.