Em 2013, e pela primeira vez, os smartphones serão mais vendidos do que os celulares convencionais no Brasil, passando a valer 54% neste mercado. Estima-se que 70 milhões de unidades estejam em circulação até final do ano, número superado apenas pela China, Estados Unidos da América e Japão, segundo o estudo da analista Mary Meeker, do fundo de capital de risco KPCB.
O mercado de dispositivos móveis continua batendo recordes e previsões no Brasil. Trata-se de uma ascensão que, tudo indica, irá continuar nos próximos tempos. Em 2012, o número total de celulares superou os 194 milhões de habitantes do país, situando-se neste momento em cerca de 262,2 milhões. Para este registro inédito, os smartphones contribuíram com 55 milhões de assinantes contabilizados até ao último trimestre do ano, como se pode ver em baixo, no quadro elaborado por Mary Meeker.
Fonte: KPCB
O ano de 2012, aliás, confirmou a tendência de crescimento astronômico dos smartphones no mercado brasileiro – foram vendidos 16 milhões de unidades, informa a consultora IDC Brasil. Ou seja, algo em torno de 30 smartphones por minuto. Em comparação a 2011, foi registrado um aumento de 78% nas vendas.
Apesar da magnitude dos números, o patamar deve subir ainda mais este ano. De acordo com o segundo quadro de Mary Meeker, em baixo, o país irá manter o quarto lugar no que diz respeito à venda de smartphones, à frente da Índia e do Reino Unido. Os 70 milhões de unidades vendidas representam 23% do total de assinantes de celulares registrados, o que demonstra que ainda há uma grande margem de crescimento pela frente. É provável que o Brasil ultrapasse em breve o Japão, cujo mercado está perto de alcançar o seu limite máximo de progressão.
Fonte: KPCB
Com um mercado mobile tão poderoso, prevêem-se mudanças transversais em todos os setores da sociedade brasileira. Mais do que nunca, é fundamental que o seu negócio tenha uma presença forte nos dispositivos móveis, porque é aí que vão estar milhões de potenciais clientes. Acha que é um processo difícil e caro? Então veja como a Easy Easy Apps pode ajudá-lo a criar o seu aplicativo profissional por apenas 10% do valor de mercado. Depois nos conte se mudou de opinião.
Author: Vasco
Vasco Andrade e Silva é um empreendedor de base tecnológica. Co-fundou a sua primeira empresa de software enquanto concluía o MSc em Engenharia de Software em 2008. Em 2013 criou a Easy Easy Apps com o objetivo de democratizar o desenvolvimento de aplicações móveis – porque acredita que todos devem poder fazer parte da revolução mobile.